-
Crianças Que Sobreviveram A Queda De Avião Recebem Assistência Médica
-
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, deve visitar as crianças no hospital na manhã de sábado.
- Por Anderson Santos
- 10/06/2023 11h07 - Atualizado há 1 ano
Na manhã deste sábado (10), as quatro crianças indígenas que estavam desaparecidas há mais de cinco semanas na selva do sul da Colômbia após um acidente de avião mortal chegaram a Bogotá para receber tratamento médico.
Elas foram encontradas na sexta-feira na província de Caquetá pelas forças armadas do país. Inicialmente, os médicos militares que participavam das equipes de busca cuidaram delas.
A operação de resgate, chamada de Operação Esperança, capturou a atenção do povo colombiano. Relatos sobre pistas do paradeiro das crianças alimentaram a esperança de encontrá-las com segurança, mesmo após passarem mais de um mês na selva inóspita.
Crianças são carregadas em uma maca após chegar de San Jose del Guaviare — Imagem: reprodução
Utilizando satélites e aeronaves para lançar mensagens, comida, panfletos e esperança, o general Pedro Sanchez, comandante do comando militar conjunto de operações especiais, destacou os esforços em tornar o impossível possível.
As fotos compartilhadas pelos militares da Colômbia mostravam as quatro crianças - três meninas e um menino - magras e sendo cuidadas pelos socorristas.
Após o pouso do avião em Bogotá, quatro ambulâncias aguardavam para levá-las ao hospital militar, onde receberão atendimento médico especializado.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, planeja visitar as crianças no hospital durante a manhã de sábado.
"Uma alegria para todo o país!", escreveu o presidente colombiano no Twitter.
— Gustavo Petro (@petrogustavo) June 9, 2023
Ainda não está claro se as crianças já se encontraram com o pai Manuel Ranoque, que não estava no avião e participou das buscas.
O acidente ocorreu quando um Cessna 206, que transportava sete pessoas, emitindo um alerta de socorro devido a uma falha no motor durante uma rota entre o aeroporto de Araracuara, em Caquetá, e San José del Guaviare, na província de Guaviare, na madrugada de 1º de maio.
No acidente, três adultos, incluindo o piloto e a mãe das crianças, perderam a vida, enquanto os irmãos, com idades entre 13, 9, 4 anos e um bebê de 12 meses, sobreviveram ao impacto.